Diferença entre vestibular e concurso

Quem acha que estudar para vestibular é igual a estudar para concurso, está cometendo um erro gravíssimo.

Ambos têm provas diferentes, com níveis diferentes e se colocarmos o ENEM na comparação as diferenças se tornam maiores ainda.

Português

Ao contrário do ENEM/Vestibular, os concursos  exigem muito mais da gramática. É claro que  a interpretação de texto é cobrada em concursos, mas não é a base da prova como ocorre nos vestibulares.

É um dos poucos casos em que o concurso pode ser bem mais difícil , claro que isso varia de acordo com  tipo de certame : um concurso de prefeitura  tem uma prova bem mais simples que um concurso de tribunal ou banco.

Matemática

Normalmente  os concursos são mais diretos e cobram menos que uma prova de vestibular e até mesmo do Enem, de longe o vestibular é quem tem questões mais difíceis.

Humanas (Geografia e  História)

Enem e vestibulares cobram mais nas entrelinhas, tem provas mais complexas e muito mais pegadinha, porém o concurso pode pegar pesado caso seja preciso selecionar melhor.

Concorrência

A concorrência do concurso é bem maior, o número de vagas é menor, porém  isso não significa necessariamente que  seja mais difícil, claro que se levarmos em conta os concursos mais procurados, isto vira covardia, no BNDES chegou a ter 5 mil candidatos lutando por uma ou duas vagas de comunicação.

Até passar

O vestibular exige um pouco de pressa ao estudante, pois cada ano perdido é um ano de atraso para entrar no mercado, enquanto o concurso é “até passar”. Alunos demoram em média de 1 a 5 anos para obter uma vaga, dependendo é claro do nível de dificuldade e concorrência do concurso

Como se preparar

Para se preparar para um vestibular, é importante  encontrar um bom cursinho, seja físico ou online, o mesmo podemos dizer para o Enem. Já para os concursos , existem os cursos preparatórios, que  são divididos e vendidos em matérias, concursos(certames) e/ou  por assinatura anuais.

Preços

Os cursinhos de pré vestibulares e Enem onlines têm preços entre 20 a 400  por mês , já os físicos podem ser encontrados entre 400 e 2500 reais. Existe a possibilidade de tentar os cursos populares que  só cobram o material, uma pequena taxa de inscrição ou às vezes  100% gratuito. 

Também existem as provas de bolsas, bolsões,  que oferecem ao aluno descontos que podem chegar a 100%.

No youtube é possível encontrar quase todas as disciplinas, tanto para vestibulares e Enem quanto para concursos.

Se deseja prestar a vestibular, sistes como cliquevestibular.com.br oferecem conteúdos completos para o estudante ir bem na prova

Já para os cursinhos os preços são mais salgados variados de 100 por mês a cursos que custam mais de 800 reais, bem mais na verdade. difícil conseguir bolsas, o máximo que pode fazer é optar por planos populares oferecidos por algumas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *