Top 7 Dicas de Concentração para Estudar Melhor

Com a tecnologia na ponta dos dedos, é muito fácil se distrair nos dias de hoje. É muito mais difícil se concentrar com todas essas distrações.

Você já foi ao Google e pesquisou alguma coisa, mas uma pesquisa levou a outra e acabou procurando algo totalmente diferente da primeira? As mesmas coisas acontecem enquanto você estuda, não é? É muito difícil se concentrar quando você tem muita coisa acontecendo em sua cabeça.

Mas não se preocupe! Aqui estão algumas dicas de concentração para os estudos fáceis e eficazes para melhorar seu foco e aproveitar ao máximo suas horas de estudo.

1. Uma das principais dicas de concentração é dormir melhor

Se você diz que mal tem tempo para dormir, temos que mudar isso o mais rápido possível! Se você quer se concentrar melhor e aumentar sua capacidade de aprender coisas novas, o sono deve ser uma de suas prioridades.

Muitos estudantes têm negligenciado suas horas de sono para tentar estudar por mais tempo, mas esse é um erro que pode custar sua aprovação!

A falta de sono afeta seu humor e foco, prejudica seu julgamento e motivação. Então, certifique-se de pegar 7-8 horas de sono todas as noites e observe a diferença em seus níveis de concentração.

2. Diga não à cafeína

Enquanto doses após doses de cafeína soam realmente convidativas para se manter acordado e alerta nas primeiras horas, isso não vale a pena a longo prazo. Tomar café após às 14h pode prejudicar sua noite de sono,  o que irá interferir diretamente na primeira das dicas de concentração que falamos acima.

Por longas horas de estudo, nada supera o H2O. A água ajuda a transmitir nutrientes para o cérebro que irá estimulá-lo para melhorar o foco.. Isso é saudável não só para o seu corpo, mas também para o seu cérebro!

3. Vá para fora

dicas de concentração

O exercício físico é maravilhoso para o cérebro e, embora a lista de benefícios seja infinita, uma rápida caminhada ou corrida de 15 a 20 minutos antes de você pegar seus livros pode ser de grande ajuda para melhorar o foco e a concentração.

A atividade física promove o fluxo sanguíneo adequado para o cérebro, o que ajuda você a não apenas se concentrar melhor, mas também a se manter melhor. Então coloque seus tênis!

4.Utilize a música

Não é segredo que a música ajuda as pessoas a se acalmarem e se concentrarem melhor. Gerações de estudantes têm usado isso como uma ferramenta para colocar suas mentes no caminho certo enquanto estudam.

Mas essa é uma das dicas de concentração que mais exige cautela. Embora você possa criar sua própria playlist do seu gênero preferido, a pesquisa mostra que a música clássica funciona melhor para ajudar você a se concentrar enquanto estuda. Pronto para ouvir Mozart?

5. Espaireça

Quando parece que nada está dando certo e você não consegue encontrar o seu centro, apenas respire. Avalie-se, levante-se e faça alguns alongamentos. Encontre seu ponto ideal, fale bobagem com uma criança (acredite em mim, isso ajuda), medite, qualquer coisa que ajude seu cérebro a relaxar antes de estar pronta para encarar os livros novamente.

6. Encontre um ambiente de estudos tranquilo

Antes de se estabelecer para estudar, é muito importante encontrar um ambiente de estudo adequado para dar total concentração à preparação.

É aconselhável encontrar uma sala vazia com boa iluminação e portas à prova de som, com luzes suaves que permitam que você se concentre em seus estudos sem sentir os olhos apertados. Então, vá em frente e encontre uma sala adequada para você e prepare-se para completar sua missão (leia: Estudo).

7. Arrume um parceiro de estudo

dicas de concentração

Depois de enterrar suas cabeças nos livros por longas horas, fica bastante monótono para você acompanhar o fluxo do estudo. É necessário que você faça uma pausa, obviamente, não de seus estudos e preparação, mas do momento extenuante que você passa enquanto se prepara.

Encontre um parceiro de estudo com quem você pode compartilhar suas técnicas de estudo e esclarecer suas dúvidas. Conseguir um parceiro focado também irá impulsioná-lo e motivar o seu nível de estudo para corresponder a ele.

 

Você com certeza obterá um melhor desempenho usando essas dicas de concentração poderosas para melhorar seu foco e seu poder de memória enquanto se prepara para uma prova de concurso público.

 

Voltar para a página inicial