Você sabe qual é o seguro saúde ideal para você? Saber quais são suas necessidades e localizá-las dentre as opções oferecidas pelas seguradoras é ideal para que você garanta atendimento médico de qualidade e sempre que precisar.

Contudo, mediante o número cada vez maior de seguradoras de saúde no Brasil, escolher uma empresa para lhe segurar salutarmente pode se tornar uma tarefa difícil e demorada.

Para facilitar a sua vida, então, separamos algumas dicas de como buscar o seguro de saúde que se mostra perfeito para você e para sua família. Continue lendo e confira dicas importantes.

Afinal, como escolher o seguro de saúde ideal?

Independentemente se você busca um plano de saúde corporativo ou particular (individual), existem algumas questões que devem ser levadas em consideração para analisar se as características e coberturas oferecidas são ideais para você.

Nesse ponto deve-se ter em mente que a qualidade da cobertura e dos profissionais que compõem o plano influencia de sobremaneira nos cuidados que você garante à sua saúde e à de sua família.

Portanto, veja agora quais são os principais quesitos que devem ser considerados ao se contratar um plano de saúde e não erre na sua escolha!

  1. Analise a rede credenciada

O primeiro passo na busca do seguro de saúde ideal para você é analisar qual é a rede credenciada à seguradora. 

Em outras palavras é preciso ter acesso à lista de hospitais, clínicas e consultórios que presta serviços a esse seguro de saúde. A partir de então, deve-se estudar quais são as referências desses locais e se eles são conhecidos por prestarem um bom serviço.

Afinal, de nada adianta ter um plano de saúde se os hospitais credenciados ficam longe da residência do segurado ou, ainda, contam com muitas filas para atendimento ou recusas de prestação de serviços.

Dessa maneira, encontrar o seguro saúde ideal demanda essa pesquisa prévia.

  1. Tipos de acomodações

Em segundo lugar, é muito importante que você não deixe de considerar quais são os tipos de acomodações que o plano cobrirá. Elas influenciam no valor, mas também no formato de atendimento em caso de internação do paciente.

Os apartamentos, por exemplo, são mais caros. Porém, também são mais privativos. Por outro lado, internações em enfermarias são mais baratas, mas também exigem que a internação do paciente ocorra junto a outros.

  1. O plano saúde ideal possui abrangência nacional

Outro ponto ao analisar qual é o plano de saúde mais indicado para a sua realidade é a conferência de qual é a cobertura dele. Ou seja, é preciso entender se ele está restrito a algumas regiões brasileiras ou a todo o território nacional.

Dessa maneira, ao escolher um plano de saúde para empresas ou para particulares é crucial que a abrangência dele seja nacional. Em caso contrário você poderá ficar sem os serviços médicos em ocorrências fora do local de atuação da seguradora.

  1. Analise as referências da operadora

Em quarto lugar, não deixe de analisar quais são as referências da operadora. Assim, faça uso de ferramentas como o Google, pesquisas de opinião e também do Reclame Aqui.

Ao mesmo tempo, não deixe de acessar o site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para conferir a regularidade do plano que chamou sua atenção.

Com isso é possível garantir a assinatura de um plano que realmente cumpre o que promete e que não apresenta entraves para o acesso aos exames, consultas e eventuais intervenções cirúrgicas e outras necessárias.

  1. Cuidado com os reajustes de valores

Os planos de saúde costumam ter reajuste de valores anualmente. Esses valores podem ser reajustados de acordo com porcentagens pré-determinadas ou em razão da idade do segurado.

E, vale ressaltar, aqui estão as maiores taxas de reajuste que existem no mercado e na prestação de serviços de qualquer natureza. Portanto, procure saber quais são as taxas que geralmente são aplicadas pelo plano.

Estude a partir disso os valores que podem variar bastante.

Ainda, não deixe de se atentar ao plano de saúde corporativo em relação ao mês de aniversário de contrato. Isso porque muitas vezes o colaborador acaba de aderir ao seguro empresarial e logo no mês seguinte é surpreendido com reajustes.

  1. Atenção à carência de serviços

Finalmente, nossa última dica para ajudar na sua busca pelo seguro saúde ideal é analisar a carência da prestação de serviços.

A carência corresponde ao tempo que deve decorrer entre a contratação dos serviços e o início do uso dos planos de saúde pelos segurados. 

Ou seja, a maioria dos planos não permite que os serviços médicos sejam usados e custeados pelo seguro logo na sequência da contratação. Assim, a carência é algo que costuma estar presente.

Assim, o melhor caminho é negociar para a diminuição da carência ou, ainda, encontrar planos de qualidade que não a exijam ou que a apliquem em prazos limitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *