Dedetização em escolas: qual a importância? Descubra aqui!

Você foi informado sobre as medidas de controle de pragas na escola ou creche do seu filho? Se for realizado pelo menos uma vez por ano, é melhor continuar prestando atenção. Nosso objetivo não é causar “comoção” entre os pais e exigir o controle imediato de pragas nas escolas.

Entretanto, como nosso dever é informá-lo de tais situações, não podemos “cobrir o sol com uma peneira”. Em certas cidades onde a incidência de pragas e doenças é relativamente alta, é necessário realizar o controle de pragas duas vezes por ano.

Continue lendo e aprenda mais sobre os problemas causados ​​pela falta de um trabalho eficaz de prevenção nas escolas. Também conheço o exemplo da escola, a escola foi fechada pelos pais dos alunos porque estava cheia de ratos.

A importância da dedetização em escolas

O processo de controle de pragas da escola pode garantir um ambiente mais limpo, sanitário e seguro para crianças e jovens. Obter orientação e trabalho adequado dos profissionais da área é essencial para manter alunos, professores e funcionários longe de problemas de saúde.

Além do serviço de dedetização nas escolas propriamente dito, essas ações incluem a limpeza do campus e do entorno, atenção à coleta e destinação de resíduos e armazenamento de materiais e produtos químicos.

Todos esses fatores devem estar atualizados. Além disso, devem ser criados planos de limpeza regulares e outros serviços de limpeza “maiores”. Dessa forma, toda a comunidade escolar receberá informações adequadas e com segurança.

Problemas decorrentes das pragas urbanas nas escolas

As “famosas” pragas urbanas não são apenas um pesadelo para as fábricas ou a indústria de alimentos. Quanto à localização, proteção do prédio e “vizinhança” da escola, pode estar vulnerável a múltiplas pragas. Baratas, ratos, formigas, cupins e outros insetos são uma ameaça real para todos que vão à escola. Muitas pragas espalham doenças e bactérias que causam vômitos e diarréia nas escolas.

Se a escola já tem esses problemas, ela deve agir rapidamente. Além dos problemas acima, a cantina, a cozinha, o banheiro, a biblioteca, a secretaria e outros ambientes também enfrentam o risco de grandes prejuízos devido à presença de organismos nocivos.

É obrigatório fazer dedetização nas escolas?

Por ser uma questão de saúde, o controle de pragas passou a ser uma obrigação legal. Diferentes agências nacionais têm leis e regulamentos para controlar as pragas nas escolas ou pelo menos nas cantinas, a fim de realizar as atividades de forma normal.

Na esfera federal, existem regras definidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A norma determina que as escolas municipais sejam dedicadas pelo menos uma vez ao ano para a distribuição e distribuição da merenda escolar.

No entanto, o ideal é desenvolver um plano de controle de pragas a cada seis meses para garantir a saúde geral do meio ambiente.

A escola opera serviços nesta frequência para proteger alunos e funcionários de certas doenças, processos alérgicos, poluição e outros perigos que essas pragas (ratos, cupins, baratas, etc.) podem espalhar.

O uso de produtos químicos quando a escola está absolutamente vazia não acarreta nenhum risco de processos alérgicos ou outros riscos proporcionados pelos desinfetantes, o que significa que a saúde de nossos alunos está duplamente protegida.

O que fazer antes de chamar uma dedetizadora?

Hoje, o slogan popular “Prevenir é melhor do que remediar” não é mais uma importância reconhecida.

Medidas preventivas que organizam o espaço e arranjos que não afetam as atividades diárias da escola são um passo importante. Contratar os serviços de uma empresa profissional para descobrir as melhores medidas preventivas e aconselhar também é uma excelente medida.

Os especialistas recomendam que as áreas externas (todas as áreas) da escola sejam limpas com frequência para evitar o acúmulo de lixo e entulho.

Se houver gramados ou arbustos, eles devem ser aparados para evitar que invadem calçadas e campi. Além disso, é muito importante dividir o lixo em lixo orgânico e lixo reciclável, que pode ser feito de latão com tampa.

Como escolher uma dedetizadora para escolas?

Existem alguns pontos que você deve considerar na hora de escolher uma dedetizadora de maneira geral, mas quando é para a escola é ainda mais rígido, pois é um lugar onde circulam muitas pessoas das mais diversas idades e usar produtos inadequados podem gerar grandes problemas.

Alguns dos requisitos que você precisa saber antes de contratar uma dedetizadora para escolas são:

1.   Certificados

Os certificados e as licenças são essenciais para que você consiga ter bons resultados em relação a sua escolha. No momento que pensar em contratar uma empresa pergunte se ela tem as autorizações dos órgãos competentes e peça para comprovar.

Além disso, existem alguns certificados específicos para se trabalhar em áreas comerciais, verifique isso também, pois é um ponto de extrema relevância.

2.   Garantia

Um bom serviço vai durar muito tempo, no caso da dedetização em escolas precisa ser de pelo menos 6 meses antes da nova aplicação preventiva.

Se a empresa não tiver garantia de serviços desconfie, pois quem presta um bom serviço não vai se recusar a te dar alguns dias de garantia de que as pragas foram realmente eliminadas e que não vão voltar.

3.   Segurança

Pergunte tudo relacionado à segurança, desde o produto a ser utilizado, se ele causa algum tipo de alergia ou intoxicação até mesmo assuntos relacionados aos equipamentos de proteção que os técnicos irão utilizar.

4.   Orçamento

Se alguma empresa recusar fazer um orçamento prévio ou passar um orçamento muito abaixo das outras concorrentes, desconfie.

Pois quando o preço é extremamente baixo pode ser que esteja sendo usado produtos de baixa qualidade e que podem ser prejudiciais ou incapazes de eliminar as pragas.

Por isso, procure sempre mais de uma opção e compare os preços e garantias entre elas.

 É muito importante pensar na dedetização das escolas e locais de estudo, pois muitas pessoas passam por esses locais todos os dias. Mas além disso, a limpeza periódica também é importante para prevenir que as pragas apareçam.

Fique sempre atento e siga nossas dicas acima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *